Neste projeto, realizado em colaboração com a HUGA Architects (Vigo, Espanha), optámos por uma composição com uma ilha central. Uma solução inicialmente arriscada, tendo em conta as pequenas dimensões da sala. Contudo, a ilha nesta cozinha está perfeitamente concebida para aproveitar ao máximo o espaço. Converte-se assim num elemento prático e essencial.
O principal requisito que a família nos transmitiu foi o de aproveitar ao máximo a cozinha. Precisavam do maior espaço possível de armazenamento para o dia-a-dia. Além disso, precisavam de uma cozinha totalmente equipada, concebendo um espaço perfeito para cozinhar. A mãe é uma grande apreciadora da doçaria, e passa muito tempo a preparar sobremesas. É por isso que precisava de uma cozinha muito funcional e acolhedora. Procurámos o espaço perfeito de trabalho, que fosse também a divisão ideal para partilhar as refeições diárias.
Disposição da cozinha
Embora a cozinha não fosse grande, ganhou mais espaço ao abrir-se para a sala. Daí termos optado por colocar uma ilha central. Uma composição ideal que permite que esta disposição funcione como um espaço para cozinhar e comer. A divisão dispõe também de uma boa iluminação, graças à enorme janela do jardim.
Desenho
Para o mobiliário decidimos utilizar o Sistema Lógica da Senssia, com os modelos Atlántico e Mediterráneo. Este sistema é uma alternativa ao clássico Gola e é ideal para criar frentes lisas, com puxador integrado. Apostámos em duas cores que combinam na perfeição: o laminado Matt + cor grafite com as portas em laminado Syncro Rakia. Além dos detalhes em preto para o lava-loiças e eletrodomésticos.
Os móveis altos vão até ao teto, para aproveitar ao máximo o espaço. O extrator é da Frecan, modelo Integratta. Uma peça essencial nesta cozinha, visto que, ao estar aberta para a sala, precisa de uma grande capacidade de aspiração.
O desenho do balcão da ilha permite instalar quatro bancos e guardá-los debaixo. É uma peça robusta, calibrada em 13 cm e com 50 cm de largura, o que permite utilizar melhor o espaço à sua volta.
A frente de móveis baixos integra o lava-loiças e a placa, de 80 cm de largura. A linha de móveis altos apresenta dois níveis, para maximizar o armazenamento. Esta frente termina num móvel coluna com um forno integrado, de 90 cm de largura.
A zona de colunas desempenha um papel muito importante nesta cozinha. Além de proporcionar bastante espaço de arrumação, inclui a cafeteira, o frigorífico e o congelador. É uma secção muito funcional que mantém a uniformidade do design da cozinha.
Esta ilha é a pérola dos móveis. Para além das características mencionadas, incorpora, como complemento, uma prateleira num dos lados. Um acessório muito útil e funcional para todos os apaixonados da doçaria. Desta forma, os livros de receitas estão sempre à mão. E, na superfície da bancada, estão instaladas tomadas elétricas para os pequenos eletrodomésticos.
O resultado do projeto é uma cozinha pequena com ilha central, perfeitamente adaptada ao espaço disponível. Uma cozinha prática e funcional, que soluciona os requisitos estabelecidos. Com a disposição do mobiliário criámos um ambiente acolhedor e agradável, para trabalhar e desfrutar da família.
Até ao próximo projecto!