A família que nos pediu esta renovação da cozinha foi muito clara ao dizer que, não por ser uma segunda casa, tinha de ser menos confortável e conveniente do que a sua casa.
É verdade que as segundas habitações são solicitadas para fazer coisas diferentes: não precisas de muito espaço de arrumação nem de electrodomésticos topo de gama.
Mas quando vais, queres desconectar e descansar. Queres que tudo seja agradável e confortável.
Por isso, vamos trabalhar para que isso aconteça.
Uma cozinha pequena e atraente
Uma vez que se trata de uma segunda habitação, não teria tanta importância se a cozinha fosse pequena. Estas habitações são utilizadas apenas durante um curto período de tempo por ano e, durante as férias, as pessoas comem frequentemente fora de casa.
Mas neste caso a casa é na praia e eles querem fazer as suas refeições em casa. Por isso, pediram-nos para fazer:
- Um bom espaço de trabalho para cozinhar confortavelmente
- Uma estética marcante porque é a primeira coisa que vês quando entras.
As visitas iriam vê-la quando entrassem! Por isso, uma cozinha tinha de ser projectada para ter um bom desempenho em relação ao seu tamanho.
As paredes constituíam uma dificuldade suplementar. A casa tinha paredes de pedra exposta que tinham de ser deixadas à vista. A pedra dá um aspeto rústico atraente, mas é muito exigente quando se trata de trabalhos de renovação.
Além disso, o lava-loiça tinha de ficar em frente à pequena janela. Mas devido à sua disposição e ao seu pequeno tamanho, quando era aberto, chocava com a torneira.
Era necessário encontrar novas soluções.
Criar uma cozinha digna de férias
Ao conceber a remodelação, optámos por uma disposição dos móveis em forma de U. Isto permite-nos tirar o máximo partido dos dois cantos e, ao ter continuidade, o tampo de trabalho tem mais espaço útil do que se fosse uma peça única.
Por outras palavras, obtém muito mais superfície de trabalho para cozinhar.
Recomendamos ao casal um belo tampo de cerâmica com veios cinzentos. Este mesmo material, que simula um mármore elegante, foi utilizado na única parede revestida para dar uma sensação de unidade.
O mobiliário, da Senssia, claro. Neste projeto, foi utilizado o modelo Fussion, com um painel lateral colado ao chão e um perfil de alumínio anodizado com um puxador de acabamento mate.
A unidade por cima da placa de indução tem iluminação inferior para cozinhar mais confortavelmente.
Para os móveis, utilizamos o acabamento laminado mate anti-impressão digital em talco branco. Segue o padrão estético da bancada de mármore.
Este jogo de superfícies leves e lisas contrasta lindamente com a pedra natural, grosseira e exposta.
Bem, e a torneira, como é que evitas que bata na janela?
Simples: uma torneira escondida. Este modelo pode ser baixado para ficar escondido no interior do lava-loiça – é assim tão fácil!
Em conclusão, tudo gira em torno do respeito pelo espaço e da consideração de que o conforto não é uma questão de primeira ou segunda habitação: tens de o ter.
Conseguiu-se uma cozinha agradável e confortável, apelativa mas simples. O objetivo é criar uma sensação de calor e aconchego.
Uma cozinha que já está pronta para receber toda a família e os seus convidados, os pais sozinhos ou, em breve, a filha de 18 anos com as amigas na praia.





