O facto de uma cozinha ter apenas alguns metros quadrados não significa que não tenha muitas possibilidades. O segredo é otimizar cada canto.
Aqui estão 5 ideias para cozinhas pequenas que não o vão deixar indiferente.
Pouco espaço e muito charme
Basta um pouco de engenho para criar uma cozinha totalmente funcional e com estilo. Veja só!
Móveis em forma de U para aproximar tudo
Numa casa em que não precisa de muita capacidade de arrumação, mas precisa do máximo conforto, uma boa solução é a cozinha em forma de U.
Esta disposição aproxima tudo e aumenta a área de preparação de alimentos. E se quiser aumentar a arrumação, basta acrescentar móveis na parte superior.
Neste caso, o objetivo era ter uma grande superfície de trabalho com um aspeto limpo que respeitasse o atractivo rústico.
O resultado é uma cozinha que é perfeita para uma segunda casa.
Limpeza visual com portas acionadas por puxadores
Abrir uma cozinha para a sala de estar é uma das soluções mais práticas para conseguir espaço.
É então necessário criar uma composição que crie um espaço agradável, visualmente limpo e fácil de manter.
Nestas cozinhas, uma ilha com capacidade de arrumação que amplia a área de trabalho e permite tomar o pequeno-almoço ou o almoço funciona muito bem.
Do mesmo modo, as frentes lisas, como estas portas em grafite com um puxador integrado, têm um estilo muito interessante. O puxador confere uma elegância inigualável à estética da cozinha.
A capacidade de arrumação é maximizada através da colocação de colunas em todas as paredes e da integração dose eletrodomésticos no design.
O resultado? Uma cozinha uniforme e funcional.
O conforto de um balcão para pequenos-almoços e almoços
É possível ter uma cozinha confortável, com espaço de arrumação e um balcão de pequeno-almoço, num espaço muito reduzido?
Uma solução para o conseguir é utilizar as duas paredes disponíveis para distribuir a zona de água e a zona quente. Neste caso, é encorajada a utilização máxima da luz natural.
As cores escolhidas, branco para os móveis e cinzento para a bancada, dão um toque muito elegante e ampliam o espaço, contrastando com o pavimento.
O balcão é perfeito para um lanche ou uma conversa. O seu acabamento em madeira com estrutura em aço confere calor e modernidade à divisão.
Vista desobstruída com colunas que escondem a cozinha
Para unir várias divisões, é importante que haja uma grande limpeza visual. A forma de o fazer nesta pequena cozinha é colocar painéis em tudo e portas retráteis.
O exaustor combina perfeitamente com o resto do conjunto. Assim, a única parte “visível” da cozinha é a placa na ilha central, um elemento versátil e multifuncional.
O branco dos móveis e das paredes torna a sala homogénea. O sofá e os bancos da ilha dão um toque de cor.
O resultado é uma cozinha muito discreta, minimalista e elegante.
Comunicação com o resto da casa
Conseguir a continuidade entre divisões é um desafio se tiver uma cozinha pequena que se abre para o resto da casa. O resultado é uma maior sensação de espaço.
No entanto, para conseguir funcionalidade, espaço e arrumação, é necessário combinar bem as cores. O branco e a madeira conferem o calor e a amplitude necessários em espaços pequenos.
Veja como o fizemos nesta pequena cozinha.
Ideias para cozinhas modernas pequenas
Com as ideias anteriores para cozinhas pequenas, pôde ver como é fácil otimizaro espaço para promover a funcionalidade. E isso não é incompatível com o facto de desfrutar de uma divisão bonita e moderna.
Qual é a opção que mais lhe agrada?